Segunda, 18 Julho 2022 12:24

Petroleiros protestam contra a venda da Regap em atos unificados

REGAP/MG REGAP/MG

A FUP e seus sindicatos realizaram nesta segunda-feira, 18, uma grande ato unificado contra a privatização da Regap, que está sendo vendida pela Petrobrás a preço de banana e sem qualque transparência. O ato nacional ocorreu no gramado da Regap, em Betim, foi realizado de forma unificada com a FNP, contou com a participação dos coordenadores das federações, que representam os 18 sindicatos de petroleiros no Brasil.

Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, e Adaedson Costa, coordenador geral da FNP, denunciaram os impactos da venda das refinariais da Petrobrás, e, particularmente, da Regap, que produz 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos pelo povo de Minas Gerais.

Além da mobilização em Minas Gerais, também houve atos contra a venda da Regap em diversas bases da FUP, como A Lubnor, no Ceará, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, a Refinaria de Capuava, em Mauá/SP, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense (RJ), a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, entre outras.

O coordenador do Sindipetro MG, Alexande Finamori, lembrou “que não tem debate técnico sobre a privatização da Petrobrás, é uma escolha política, que vem desde o golpe de 2016. A Petrobrás tomou a decisão de não servir mais à população, mas de servir aos acionistas”, destacando que a Regap é responsável por 7% do refino nacional e que a privatização vai deixar os combutíveis ainda mais caros, como aconteceu com a refinaria da Bahia, a Rlam, após a privatização.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão em estado de greve e aprovaram parar suas atividade por tempo indeterminado, a qualquer momento, a partir de indicação da FUP, caso o governo Bolsonaro leve adiante sua intenção de apresentar ao Congresso Nacional proposta de privatização da Petrobrás.

“A FUP vem alertando que, se o governo e o Congresso Nacional derem andamento a qualquer proposta de privatização da Petrobrás, o país enfrentará a maior greve da história”, afirmou o coordenador da FUP,. Deyvid Bacelar.

Via: FUP

Última modificação em Segunda, 18 Julho 2022 12:54