Sábado, 18 Dezembro 2021 12:39

Petroleiros do Paraná e Santa Catarina aprovam estado de greve e contribuição assistencial para financiar as lutas

Indicativos da FUP e Sindipetro PR e SC foram aprovados pela categoria em assembleias.

Terminou nesta sexta-feira (17) a série de 19 sessões de assembleias promovidas pelo Sindipetro Paraná e Santa Catarina para debater e deliberar sobre os indicativos de aprovação de estado de greve e de desconto assistencial para financiamento das lutas da categoria.

As assembleias começaram no dia 09 e cerca de trezentos petroleiros participaram das sessões, realizadas de forma presencial e também virtual.

O estado de greve é um alerta ao Governo Federal para que não encaminhe Projeto de Lei ao Congresso Nacional para a privatização da Petrobrás.  Esse ponto foi aprovado por 88% dos trabalhadores presentes nas assembleias. Contrários somaram 5% e abstenções, 7%.

Já a contribuição assistencial de 2% durante os três primeiros meses de 2022, a ser dividida entre a FUP (1%) e o Sindipetro PR e SC (1%), será para custear as lutas futuras da categoria contra as ofensivas privatistas do governo Bolsonaro. O resultado da votação desta pauta mostra que 91% foram favoráveis. Contrários foram apenas 1% e as abstenções somaram 8% dos votos.

O terceiro ponto e último de pauta foi a cobrança de contribuição assistencial de 2% nos meses de abril, maio e junho de 2022, a ser direcionada para o Sindicato, também visando o fortalecimento da luta. 88% foram favoráveis, 1% se mostraram contrários e as abstenções ficaram em 11%.

O Sindicato agradece pela participação massiva e pelas importantes contribuições nos debates. Uma frente de combate ao entreguismo do governo foi estabelecida e a categoria saiu mais fortalecida desse processo.

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, gravou um vídeo no qual comenta o resultado das assembleias e os desafios da categoria para 2022. Confira: