Sexta, 29 Outubro 2021 18:43

Conclamamos: Nenhum voto na APS

Votar significa referendar o processo que está em curso de destruição da AMS; veja os seis motivos para não participar das eleições.

A direção do Sindipetro PR e SC orienta a categoria petroleira a não votar no processo eleitoral da Associação Petrobrás Saúde (APS). Nos próximos dias, a empresa irá convocar os trabalhadores para participar das eleições para o Conselho Deliberativo (CD) e do Conselho Fiscal (CF). No entanto, o Sindicato reitera a categoria a não atender ao chamado, segue abaixo os motivos para não participar:

1) A APS foi criada a revelia dos Sindicatos ferindo assim o nosso ACT. Em função disso, a constituição da APS está sendo judicialmente questionada pelas representações dos participantes da AMS (FUP, FNP, Confederação Nacional dos Marítimos – Conttmaf, e a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros – Fenaspe).

2) Os empregados, aposentados e pensionistas “não se associaram voluntariamente à APS. Portanto, APS é ilegítima e foi imposta aos petroleiros, vindo para desmontar o Plano de Saúde AMS, passando por cima de conquistas dos trabalhadores nos ACT’s.

3) Essa eleição é uma tentativa de legitimar a APS.

4) A legitimação da APS é o primeiro passo para privatização da AMS. Atualmente o valor do plano leva em consideração a renda do participante. Se privatizar, a mensalidade será calculada apenas por critérios como idade e doenças pré-existentes, por exemplo. E, a administração da AMS, que hoje é bancada pela empresa, será paga pelos participantes.

5) A APS é uma associação. Então, qualquer participante pode se retirar da associação, inclusive a patrocinadora, que é a Petrobrás.

6) Votar significa referendar o processo que está em curso de destruição da AMS.

Existem muitos outros motivos, mas qualquer um desses será suficiente pra você não votar nesse processo.

Última modificação em Sexta, 29 Outubro 2021 19:03