Terça, 05 Outubro 2021 17:38

Aposentadoria é vida nova, mas a luta não pode parar

Aposentadoria é vida nova, mas a luta não pode parar André Motta de Souza / Agência Petrobras

Recém-aposentados devem solicitar refiliação ao Sindipetro PR e SC

O Sindicato é o principal instrumento de luta dos trabalhadores, sejam da ativa ou aposentados. É através dele que os interesses da classe são defendidos e os direitos são conquistados. Um exemplo disso é o último Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobrás (2020/2022), que garantiu para este ano, a partir de setembro, o reajuste de 10,42% nos salários dos ativos e nos benefícios dos aposentados não-repactuados.

Outros exemplos são a extensão da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) e Benefício Farmácia para todos os aposentados e pensionistas, bem como a incorporação dos níveis de 2004/05/06 nos benefícios dos aposentados. Essas vantagens foram conquistadas coletivamente e só foram possíveis por causa de uma base sindical forte.

O país vive tempos sombrios, é preciso se manter vigilante. A todo momento os direitos dos trabalhadores são atacados e, para que não haja retrocessos para a categoria, a união de todos é fundamental. Para garantir a assistência de saúde aos aposentados, por exemplo, é indispensável manter a AMS no Acordo Coletivo. Essa luta deve ser todos!

Por isso, mesmo após a aposentaria, a luta tem que continuar. Ao se aposentar, solicite a sua refiliação ao Sindipetro Paraná e Santa Catarina. Basta ligar para o Sindicato (41 3332-4554) ou enviar uma mensagem de Whatsapp ao número (41) 98805-2367 (Liliane) e requerer a sua refilição, agora na condição de aposentado.

Secretaria de Aposentados e Previdência

O Sindipetro PR e SC possui uma secretaria especial dos aposentados cujas funções são organizar a participação dos aposentados nas lutas sindicais; acompanhar e propor ações à Diretoria Executiva nos assuntos relativos aos aposentados, à Previdência Social e à Petros; relacionar-se com entidades de aposentados a fim de trocar experiências; e cumprir outras tarefas de interesse dos aposentados determinadas pela Diretoria Sindical.

Conselho dos aposentados do Sindipetro PR e SC

A Secretaria dos Aposentados e Previdência também conta com um conselho de aposentados que se reúne mensalmente para formular políticas específicas para os aposentados; trabalhar em conjunto e de forma orgânica com a Diretoria Executiva e Colegiada do Sindipetro-PRSC; e discutir e propor as reivindicações dos aposentados.

Além disso, existe o Bate-Papo Sindical que debate temas importantes com todos os aposentados e pensionistas. Atualmente, os encontros são quinzenais e ocorrem de forma virtual.

:: Junte-se a nós nessa luta

Vale lembrar que todos os sindicalizados têm acesso à assistência jurídica, serviços de assistência social e auxílio funeral. O Sindipetro PR e SC também promove encontros de lazeres diversos que devido à pandemia foram suspensos, mas serão retomados assim que haja a devida segurança sanitária.

Para filiação/refiliação:

Ligar para o Sindicato (41 332-4554) ou enviar uma mensagem de Whatsapp ao número (41) 98805-2367 (Liliane).

Texto: Juce Lopes, estagiária sob supervisão de Davi Macedo (MTb 5462)

Última modificação em Quarta, 06 Outubro 2021 01:23