Sexta, 13 Agosto 2021 11:48

Painel da IX Plenafup celebrará três anos do INEEP, com lançamento de livro

Sábado, das 16h às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da FUP no Youtube.

Pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP) terão uma mesa na IX Plenafup, que celebrará os três anos de criação da entidade. O painel "Ineep: três anos transformando energia em conhecimento" reunirá na tarde de sábado, 14/08, os diretores técnicos do Instituto, Rodrigo Leão e William Nozaki, o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, a petroleira Fátima Viana, diretora da FUP e diretora política do INEEP, e José Maria Rangel, ex-coordenador da FUP e atual diretor do Sindipetro-NF.

Ao final do debate, será feito o lançamento do quarto livro com artigos e estudos produzidos pelo Instituto, "Economia política dos hidrocarbonetos: Entre a pandemia e a transição energética”, que contará com a participação também dos pesquisadores Rafael Rodrigues da Costa e Isadora Caminha Coutinho.

Lançado em 01 de março de 2018, o INEEP tem se destacado na produção de pesquisas e análises relevantes sobre o setores de óleo e gás e energia, além de estudos sobre a geopolítica do petróleo. A criação do Instituto foi aprovada por unanimidade pelos petroleiros durante o XVII Congresso Nacional da FUP, realizado em agosto de 2017, em Salvador.

Os pesquisadores inicialmente assessoravam a categoria nos debates e interlocuções junto à Petrobrás e ao governo, através do Grupo de Estudos Estratégicos e Pesquisa para o Setor de Óleo e Gás (GEEP), núcleo embrionário do Ineep. Na época, o então coordenador da FUP, José Maria Rangel, um dos idealizadores do Instituto, explicou a importância do INEEP: “A direção da FUP entendeu que para rebater os ataques da grande imprensa e do governo golpista à Petrobrás era de fundamental importância que nós nos qualificássemos no debate. Precisávamos sair das frases de efeito e dos jargões que mobilizam a luta sindical e partirmos para discutir profundamente quais são os problemas da empresa, apontando possíveis soluções”.

Serviço:

Painel: "Ineep: três anos transformando energia em conhecimento"

Com: Rodrigo Leão, William Nozaki, Deyvid Bacelar, José Maria Rangel e mediação de Fátima Viana

Quando: sábado, 14/08, das 16h às 18h

Transmissão ao vivo no canal da FUP no Youtube