Quinta, 11 Março 2021 22:15

Deputados estaduais assinam pedido de retomada das atividades da Fafen-PR

Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná firmou pedido para que as atividades da fábrica sejam reestabelecidas. São 396 postos de trabalho diretos e cerca de 600 indiretos em jogo

A classe trabalhadora apela há meses para que a fábrica de fertilizantes nitrogenados de Araucária volte a funcionar. Uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná atendeu os operários e acaba de assinar pedido para que as atividades da Fafen-PR sejam reestabelecidas. O documento foi encaminhado na quarta-feira (10) ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, que auxiliará nas negociações com a Petrobrás.

Para o dirigente do Sindipetro PR e SC, Roni Barbosa, a reabertura da fábrica em Araucária é uma urgência sanitária e em defesa da vida: “precisamos muito produzir oxigênio nessa fábrica pra salvar vidas de muitos brasileiros e brasileiras que agonizam nas UTI’s dos hospitais”. Atualmente a fábrica está hibernada, com poucos trabalhadores na segurança e na manutenção. Tecnicamente, como há uma planta de separação de ar na unidade, ela pode, com uma pequena conversão, produzir oxigênio hospitalar.

Fechada desde março do ano passado, a Fafen entrou em operação no Paraná em 1982 e passou a integrar o portfólio de produção de fertilizantes em junho de 2013. A capacidade de produção anual já foi de 700 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia, além de produzir o Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) e empregar aproximadamente mil trabalhadores, somados diretos e indiretos.

Hoje os ex trabalhadores da Fafen têm dificuldade de recolocação no mercado de trabalho e se organizam para buscar uma solução. Assinam o pedido para reativação da fábrica os deputados Arilson Chiorato (PT), José Rodrigues Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Maurício Thadeu de Melo e Silva (MDB), Antônio Anibelli Netto (MDB) e Antônio Tadeu Veneri (PT).

*Imagem: via portal PT Nacional.