Terça, 09 Março 2021 20:38

Trabalhadores da Repar e Transpetro aprovam estado de greve

Decisão é motivada pelo descaso das gestões locais com as condições de trabalho e segurança.

Davi Macedo - Sindipetro PR e SC

Entre os dias 02 e 05 de março, os petroleiros da Repar e das bases da Transpetro no Paraná e Santa Catarina se reuniram em nove sessões de assembleias virtuais promovidas pelo Sindipetro.

A principal pauta foi o debate e deliberação sobre o indicativo de aprovação do estado de greve por conta das condições precárias de trabalho e segurança nas unidades do Sistema Petrobrás nos dois estados.

A proposta é de que se as negociações sobre os itens apresentados pelo Sindicato aos gestores não avancem, a categoria vai se mobilizar para pressionar pelo atendimento das reivindicações sobre melhorias em relação aos ambientes e normativas laborais, bem como sobre o contexto da segurança industrial, podendo avançar para uma greve.

Nas sessões da Transpetro, esse ponto foi aprovado por 89% dos participantes. Abstenções somaram 11% dos votos e não foram registradas manifestações contrárias.

Já nas assembleias da Repar, 91% foram favoráveis ao estado de greve. 7% se abstiveram e 2% foram contrários.

O segundo assunto em discussão foi a aprovação de assembleias em caráter permanente, do qual 92% dos petroleiros da Transpetro e 95% da Repar foram favoráveis.

Cabe lembrar que a greve por tempo indeterminado e as assembleias em caráter permanente já foram aprovados em assembleias pelos trabalhadores da Usina do Xisto, em São Mateus do Sul-PR.

O Sindipetro PR e SC aguarda o resultado das reuniões de negociação com as gestões locais para indicar os próximos passos à categoria.

Última modificação em Terça, 09 Março 2021 22:08