Sábado, 27 Fevereiro 2021 18:42

Assembleias: Petroleiros da Repar e Transpetro debatem instauração de estado de greve

Por conta do agravamento da pandemia, todas as sessões serão realizadas de forma remota.

Davi Macedo - Sindipetro PR e SC

O descaso das gestões locais com as condições de trabalho e segurança nas unidades do Sistema Petrobrás levou o Sindipetro Paraná e Santa Catarina a convocar assembleias para debater e deliberar sobre o indicativo de aprovação do estado de greve.

O Sindicato protocolou neste sábado (27) dois ofícios de Comunicado Sindical junto às gerências locais da Repar e da Transpetro nos quais constam as pautas corporativas. As reivindicações dos documentos tratam de melhorias em relação aos ambientes e normativas laborais, bem como sobre o contexto da segurança industrial. (Confira todas as pautas e os editais nos links dos anexos abaixo).

O indicativo das assembleias propõe que se as negociações sobre as pautas apresentadas não avancem, a categoria deverá se mobilizar em greves para pressionar pelo atendimento das reivindicações. Também estará em debate a aprovação de assembleias em caráter permanente. Cabe lembrar que os petroleiros da SIX já estão debatendo pontos de pauta semelhantes em assembleias.

Serão nove sessões - 6 para a Repar e 3 para a Transpetro -, entre os dias 02 e 05 de março, todas a serem realizadas de forma remota, por meio da plataforma de videoconferência Zoom.  Para participar será necessário cadastro prévio que deve ser feito através dos e-mails liliane@sindipetroprsc.org.brsaomateus@sindipetroprsc.org.br  ou pelos telefones/whats (41) 98805-2367 / 99235 1435. O trabalhador deverá informar o nome o nome completo, número de matrícula, unidade, setor, se está no regime administrativo ou de turno e qual o grupo.

A decisão da Direção do Sindipetro de fazer as assembleias de modo virtual é embasada no agravamento da pandemia no Paraná e Santa Catarina. Essa situação de crise sanitária já dura mais de um ano e o cenário atual é de sucessivos recordes negativos no número de mortes e infectados pelo coronavírus no país.

Para piorar o quadro, a vacinação não avança. Menos de 3% da população foi imunizada. Por isso, evitar aglomerações é fundamental. Quem se deslocar sem necessidade, pode tirar a vaga de um leito de hospital daqueles que são obrigados, por conta do trabalho essencial, a se locomover diariamente. Diante desta situação, não há alternativa a não ser manter todos os cuidados e recomendações de segurança da OMS.

O Sindicato conta com a compreensão de todos e espera a ampla participação da categoria nas assembleias.

Confira os calendários das assembleias:

REPAR

BASE

REPAR - Grupo C

02/03/2021

REPAR - Grupo D

REPAR - Grupo E

04/03/2021

REPAR - Grupo A

REPAR - Grupo B

REPAR – Empregados do ADM

TRANSPETRO

BASE

04/03/2021

Confira os editais e os comunicados sindicais nos links dos anexos abaixo.

Última modificação em Sábado, 27 Fevereiro 2021 19:57