Sábado, 12 Setembro 2020 19:21

Com 80% de votos favoráveis, petroleiros do PR e SC aprovam contraproposta de ACT

Foram realizadas 11 sessões de assembleias, das quais participaram cerca de 300 trabalhadores.

Davi Macedo - Sindipetro PR e SC

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina encerrou neste sábado (12) a série de assembleias virtuais para deliberar junto à categoria sobre o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de aceitação da contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela gestão do Sistema Petrobrás.

Com a participação de aproximadamente 300 trabalhadores petroleiros, da ativa e aposentados, o ACT foi aprovado com 80,4% de votos favoráveis. Contrários somaram 14,1% e abstenções foram 5,4%.

O ponto fundamental do acordo, que levou o CD da FUP a indicar seu aceite, foi a manutenção por mais dois anos dos direitos da categoria petroleira, com garantia de emprego para todos até 31 de agosto de 2022. Confira aqui os principais pontos da contraproposta.

Na avaliação do presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o resultado da negociação pode ser considerado razoável diante do cenário atual. “Não atingimos todos os pleitos que tínhamos, nem chegamos ao acordo ideal. Porém, dentro da atual conjuntura de pandemia, crise econômica e política, e ainda sob o risco de privatizações, a força da greve de fevereiro fez com que chegássemos a um patamar negocial superior à maioria das demais categorias de trabalhadores”, ponderou. “Nossas próximas lutas devem ser para barrar a privatização da Petrobras e sua saída do sul do Brasil, bem como para que possamos reaver qualquer perda sentida neste momento delicado”, concluiu.