Sábado, 02 Maio 2020 22:22

Jurídico explica primeira eleição virtual da história do Sindipetro PR e SC

A nova direção do sindicato será escolhida entre os dias 5 a 7 de maio e a votação será realizada virtualmente. De acordo com a assessoria jurídica do Sindipetro, a medida atende “a necessidade de isolamento social exigida pela pandemia da Covid-19”, explica o advogado Sidnei Machado

A crise do novo coronavírus impõe novas realidades para o movimento sindical. Exemplo disso foi o primeiro de maio com a classe trabalhadora militando fora do seu habitat natural, que é na rua ocupando os espaços e lutando por melhoras coletivas à sociedade. Durante o Dia do Trabalhador todos viram os debates, as entrevistas, os shows e as manifestações pela tela de um smartphone, computador ou tablet.

Seguindo com o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores, a Comissão Eleitoral do Sindipetro encontrou no mundo virtual a alternativa viável para preservar o histórico comprometimento da entidade com a democracia.

Para realizar a votação virtual será disponibilizada uma plataforma online para participação dos trabalhadores nos dias da eleição, das 8h do dia 05/05 até às 18h do dia 07/05 (mais informações AQUI).

Vale lembrar que mais da metade dos associados ao Sindipetro PR e SC são aposentados e se encontram no chamado grupo de risco. Para a Comissão Eleitoral da entidade seria uma irresponsabilidade convocar os petroleiros para comparecer aos locais de votação.

O assessor jurídico do sindicato, Sidnei Machado, explica ainda que “é necessário a realização da eleição dentro do prazo estipulado pelo estatuto social do sindicato antes do término do mandato da atual gestão. Após fazermos as consultas técnicas sobre a viabilidade, a Comissão Eleitoral achou por bem colher os votos do pleito de forma eletrônica”.

A Comissão Eleitoral reafirma que processo eletrônico possibilita o exercício individual do direito ao voto por meio de internet, sem necessidade de deslocamento e, portanto, sem exposição ao risco.

Uma empresa especializada foi contratada pela entidade para fazer o procedimento online. Além disso, “a votação eletrônica garante o sigilo e a segurança do exercício livre do direito ao voto e atende fielmente os objetivos do edital e do estatuto sindical”, completa Sidnei Machado.

Última modificação em Sábado, 02 Maio 2020 22:34