Quinta, 16 Abril 2020 01:35

Sindicato promove evento sobre os impactos da crise do novo coronavírus na vida dos trabalhadores brasileiros

O Sindipetro PR e SC, com o apoio do Curso de Ciências Sociais e do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), transmitirá via Youtube encontro que reunirá diversos pensadores.

Agende aí. Em 20 de abril, segunda-feira, às 18h30, o Sindipetro PR e SC vai transmitir na TV Sindipetro (canal oficial da entidade no Youtube) o evento “Coronavírus e os impactos nos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”. Trata-se de um debate extremamente atual, pois é um assunto que gera incertezas na vida dos brasileiros.

Com a crise gerada pelo novo coronavírus, o modelo neoliberal se mostra fragilizado e ineficiente diante de um desafio dessa proporção. A classe trabalhadora, desprotegida por conta de uma agenda que retira direitos dos brasileiros, se vê desamparada socioeconomicamente.

O desafio é inédito. Uma nova realidade que exige isolamento social e gera como consequências diversas adequações sociais que podem culminar em recessão econômica, desemprego, extinção de renda e adoecimento.

Para aprofundar esse debate, pensadores de diversas áreas humanas se reunião via TV Sindipetro. O evento é aberto aos interessados e contará com a mediação da diretora do Sindipetro PR e SC, Anacélie Azevedo, que também é estudante de Ciências Sociais na PUCPR.

:: Serviço

“Coronavírus e os impactos nos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”

Data: 20 de abril de 2020

Via TV Sindipetro – Youtube

(https://www.youtube.com/petroleirosprsc)

:: Atenção estudantes: o evento contará com declaração para horas complementares para estudantes de graduação. Enviar e-mail para anacelie@hotmail.com com seguintes dados:

Nome Completo:

Universidade e curso:

Conheça os participantes

:: Cezar Bueno de Lima

Professor do curso de ciências sociais da PUCPR, é Doutor em Ciências Sociais pela PUCSP, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É autor do livro “Jovens em Conflito com a lei: liberdade assistida e vidas interrompidas”.  É co-autor do livro “Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana”, publicado pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos/IDDEHA-PR.

Atualmente é professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR e membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. É palestrante e autor de dezenas de artigos publicados desde 2004 nos jornais Folha de Londrina, Jornal de Londrina e Gazeta do Povo. Desenvolve estudos e projetos de pesquisa PIBIC na área de Sociologia urbana com ênfase nos seguintes temas: Juventude, violência, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

:: José Dari Krein

Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é Doutor em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp, Mestrado em Economia Social e do Trabalho pela mesma instituição de ensino paulista e graduado em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de economia, com ênfase em emprego, relações de trabalho, sindicalismo e negociação coletiva. Atua principalmente nos seguintes temas: flexibilização, legislação trabalhista, reforma, sindicalismo, trabalho, reestruturação produtiva, emprego, tecnologia, trabalho, salário mínimo e desenvolvimento econômico.

:: Sidnei Machado

Professor Adjunto de Direito do Trabalho na graduação do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (Capes 6). Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR. Doutorado em Direito (UFPR), com Pós-Doutorado na Université Paris Nanterre (França). Líder do Grupo de Pesquisa Clínica de Direito do Trabalho (CDT-UFPR) - Trabalho e Direitos.

Também é membro pesquisador de Núcleo de Pesquisa Constitucionalismo e Democracia e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS). Tem experiência nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito da Seguridade Social e Sociologia Jurídica, com ênfase em atuação em pesquisas e atividades de extensão em temáticas sobre: regulação jurídica do trabalho, direitos humanos, democracia, constitucionalismo social e clínica jurídica.