Sexta, 07 Fevereiro 2020 18:22

Em Santa Catarina, luta dos petroleiros cresce e une classe trabalhadora

Hoje (07) pela manhã aconteceu ato público em Santa Catarina. A mobilização reuniu diversas entidades estaduais que manifestaram apoio aos petroleiros em greve nacional desde primeiro de fevereiro

Ação em Santa Catarina mostrou a união da classe trabalhadora. Os petroleiros, ao lado de metalúrgicos, professores, comerciários, servidores municipais e trabalhadores de outras categorias, juntaram forças em apoio a greve nacional.

A chuva não atrapalhou a mobilização no Terminal da Transpetro em Guaramirim (Temirim) e diversas lideranças sindicais fizeram falas em solidariedade aos petroleiros, o que reforça que a luta em defesa da Petrobras é de todos os brasileiros.

Hoje, a greve dos petroleiros mobiliza 69 bases operacionais da Petrobrás em 13 estados. São 27 plataformas, 11 refinarias, 14 terminais, 7 campos terrestres, 4 termelétricas, 2 UTGC, 1 usina de biocombustível, 1 fábrica de fertilizantes, 1 fábrica de lubrificantes e 1 fábrica de xisto.

Greve Nacional

A categoria exige a suspensão das mil demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), em Araucária, também reivindica a retomada das negociações com a Petrobrás sobre o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o fim da desmonte da estatal e a retomada do seu papel enquanto indutora do desenvolvimento econômico e social do país.

ENTIDADES PRESENTES

:: Sintrassem.

:: Metalúrgicos de Araquari (São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Guaramirim).

:: Sindicato de Servidores (Guaramirim e Jaraguá do Sul).

:: SINSEJ.

:: SINTE SC.

:: Comerciários de Jaraguá do Sul.

:: Lideranças do PT (Joinville e Guaramirim).

:: CSB.

:: CTB.

:: Lideranças do PCdoB (Joinville).

:: Levante Popular da Juventude.

:: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

:: Lideranças da CUT-SC.

:: Sindicato da Construção Civil (Jaraguá do Sul).

:: Sinergia Regional ELETROSUL E CELESC.

Última modificação em Sexta, 07 Fevereiro 2020 18:38