Sexta, 17 Janeiro 2020 23:33

FUP e sindicatos convocam assembleias com indicativo de greve a partir de 01/02

Sem negociação ou sequer comunicação prévia ao sindicato, a gestão da Araucária Nitrogenados anunciou o fechamento da unidade e a demissão sumária de mil trabalhadores.

A reação da categoria foi em forma de mobilização, com atos nacionais contra as demissões na Fafen-PR e pelo respeito à negociação coletiva.

Reunido no Sindipetro PR e SC (16), o Conselho Deliberativo da FUP aprovou, por unanimidade, indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia primeiro de fevereiro, em todo o Sistema Petrobrás.

As assembleias para que os petroleiros e petroleiras se posicionem sobre o indicativo de greve serão realizadas  entre os dias 20 e 28 de janeiro.

No dia 29, a FUP e seus sindicatos voltam a se reunir no Conselho Deliberativo para definir os próximos encaminhamentos.

Confira o calendário de assembleias do Sindipetro PR e SC e o edital na íntegra no ANEXO ABAIXO.

O que os petroleiros reivindicam?

> Cumprimento da cláusula 26 do Acordo Coletivo de Trabalho da Araucária Nitrogenados (FAFEN-PR):

"Cláusula 26 – Dispensa coletiva ou plúrima – “A Companhia não promoverá despedida coletiva ou plúrima, motivada ou imotivada, nem rotatividade de pessoal (turnover), sem prévia discussão com o Sindicato. Excetuam-se do previsto nesta cláusula os planos de demissão voluntária ou incentivada, bem como os processos de movimentação interna dos empregados."

Que sejam aplicados para os trabalhadores da Araucária Nitrogenados os mesmos critérios de garantia de emprego e transferências implementados na hibernação da FAFEN-BA (acordo MPT-Petrobrás), sendo a empresa sucedida na relação de emprego pela controladora Petrobrás;

> Respeito aos fóruns de negociações instituídos pelo ACT 2019:

Suspensão das medidas unilaterais tomadas pela gestão da Petrobrás (tabelas de turno, HETT, banco de horas, PLR, transferências etc.) e aplicação do previsto no ACT, quanto aos debates e resoluções bilaterais.

Última modificação em Quinta, 23 Janeiro 2020 12:17