Quarta, 02 Dezembro 2015 12:06

Neste domingo (6) acontece a IV Pedalada Pelo fim da Violência Contra a Mulher

Atividade terá sorteio de brindes, venda de camisetas e bicicletas disponíveis para locação

A IV Pedalada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher já tem data para acontecer: o dia 6 de dezembro a partir das 9h na Praça Santos Andrade. A atividade, que já faz parte do calendário oficial de eventos da CUT Paraná, reunirá militantes em defesa das mulheres e engajados na luta pelo vim da violência contra as mulheres. A data foi escolhida em virtude do Dia Internacional do Laço Branco - Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

“Esta é a quarta edição do evento em Curitiba. Outras já aconteceram pelo interior e é uma forma saudável de mostrarmos nossa disposição para a luta pelo fim da violência contra as mulheres. É uma situação que, apesar de todos os esforços, segue sem uma solução ou um cenário de melhoras”, avalia a presidente da CUT Paraná, Regina Cruz.

O percurso definido será com saída da Praça Santos Andrade até o Parque Barigui, seguindo o trajeto das pedaladas anteriores. “Teremos sorteio de brindes, inclusive de ume bicicleta, a exemplo das edições anteriores, assim como bicicletas para locação para quem não tem uma em casa. O importante é a mobilização dos nossos militantes para mais uma atividade da CUT, que desde sempre esteve engajada neste tema”, relata a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Paraná, Anacélie Azevedo.

Dados da violência – A CUT Paraná adotou como uma de suas prioridades o combate à violência contra a mulher. Os dados são alarmantes. Uma investigação realizada pela Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) sobre o tema mostrou que o Paraná é o terceiro estado da federação com maior número de assassinatos de mulheres.

“Somente neste ano foram registrados 68 assassinatos de mulheres no Paraná, mas o número pode ser ainda maior segundo nos revelou o Ministério Público. Enquanto isso, no Paraná, dos 399 municípios apenas 17 têm delegacias da mulher e apenas 12 têm secretarias específicas para o tratar de políticas públicas para as mulheres”, relata a diretora da CUT Paraná e idealizadora da Pedalada, Eliana Maria dos Santos.

Os dados revelam a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para as mulheres que hoje, na avaliação de Anacélie Azevedo, são praticamente inexistentes. “Faz anos cobramos a criação de uma secretaria estadual da mulher para articular essas políticas públicas, mas o Governo do Estado se faz de surdo e não atende as reivindicações. Mas o que esperar de uma gestão que recebe ônibus o para o atendimento de mulheres vítimas de violência e os deixa parado na garagem por mais de um ano?”, questiona.

Por isso, de acordo com ela, a atividade tem um caráter recreativo, mas de cobrança. “Não há duvida que a pedalada também tem esse objetivo, de cobrar a criação e implementação de políticas públicas, além de dar visibilidade para um problema tão sério e que segue sem a atenção que merece”, avalia Anacélie.

As inscrições e solicitações de materiais, como a camiseta da IV Pedalada, podem ser realizadas pelo e-mail cutpr@cutpr.org.br ou pelo telefone (41) 3232- 4649. As inscrições são gratuitas e o valor da camiseta é de R$ 10. Para locação de bicicletas a CUT fechou uma parceria com a Bicicletaria Cultural que fará o aluguel no valor de R$ 30. Mais informações na Rua Presidente Faria, nº 226 ou pelo telefone (41) 3153 0022 com Fernando.

.:: Serviço

IV Pedalada Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres