Sexta, 07 Fevereiro 2014 16:58

Em busca da correção das injustiças do PIDV

Assim como foi feito no lançamento do Programa de Incentivo à demissão Voluntária (PIDV), a FUP aproveitará a reunião de negociação da PLR futura na próxima terça-feira (11) para voltar a cobrar soluções que corrijam as injustiças que envolvem o programa, lançado pela Petrobrás na segunda semana de janeiro e que incentiva o afastamento de trabalhadores já aposentados pelo INSS, bem como os que estiverem aptos a solicitar aposentadoria até o dia 31 de março com a idade mínima de 55 anos.

Veja abaixo alguns pontos cobrados pela FUP:
• Trabalhadores com direito à aposentadoria especial e do Grupo 78/79 que teriam direito à aposentadoria a partir dos 53 anos;
• Mulheres trabalhadoras que tem o tempo de aposentadoria diferenciado;
• Anistiados que não foram contemplados com o pleito da FUP pelo recolhimento do serviço passado na Petros;
• Definição unilateral por parte dos gerentes sobre quem sairá imediatamente e quem permanecerá por mais 36 meses.

Para a FUP e seus sindicatos, o programa que abrangerá 8.379 petroleiros, dos quais 6.879 já estão aposentados, retrata mais uma decisão unilateral da empresa em lançar programas que afetam efetivamente a vida dos trabalhadores, sem nenhum debate prévio com o movimento sindical e sem a garantia de reposição destes trabalhadores, o que poderá sobrecarregar os que permanecerão na empresa.

Última modificação em Sexta, 07 Fevereiro 2014 17:51