Sexta, 11 Outubro 2013 19:42

Protesto contra o leilão do pré-sal em Santa Catarina

Cresce a cada dia as mobilizações contra os leilões do petróleo. Nesta sexta (11), petroleiros e movimentos sociais fizeram um ato na Boca Maldita, em Curitiba. Na segunda-feira (14), às 09h00, acontece uma audiência pública sobre o tema no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, também na capital paranaense.

Já na próxima quarta-feira (16) é a vez de um grande protesto em Santa Catarina. Petroleiros, aliados com demais sindicatos e movimentos sociais, fazem uma manifestação em frente à Unidade de Operações de Exploração e Produção do Sul (UO-Sul), em Itajaí (Rua Brusque, 367 - Centro), às 16h00.

O objetivo é amplificar a luta contra a 1ª Rodada de Licitações da ANP na Área do Pré-Sal, marcada para o próximo dia 21. Nessa rodada estará em licitação o campo de Libra, cujo potencial é de aproximadamente 15 bilhões de barris de óleo de boa qualidade. Isso equivale a tudo o que a Petrobrás já descobriu de petróleo no país nesses 60 anos de existência. O leilão do campo de Libra será o primeiro sob o regime de partilha de produção, mas a nova Lei do Petróleo (12.351/2010) permite que a União celebre o contrato de exploração do campo de Libra diretamente com a Petrobrás, sem colocá-lo em licitação.