Dia do Trabalhador

Bandas, feira de orgânicos, sorteios e muito mais no 1º de Maio de Araucária

Muito rock, reggae, rap e outros estilos musicais diversos e misturados prometem tirar do chão o público que participar do evento do 1º de Maio (Dia Internacional do Trabalho) de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

As atividades começam às 13h00 e prosseguem até 20h30, na Praça da Bíblia, em frente à Câmara Municipal. A programação conta com seis bandas locais, um grupo de break, sorteio de brindes, espaço kids e feira de produtos orgânicos do MST. Sem deixar de lado, é claro, que o 1º de Maio é uma data de luta histórica da classe trabalhadora.

O evento é fruto de uma iniciativa conjunta dos sindicatos Sindipetro PR e SC, Sindiquímica PR, Sindimont PR e Sismmar, que representam diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras de Araucária, tais como petroleiros, petroquímicos, trabalhadores da manutenção industrial e professores do ensino público municipal.

O Sindipetro convida todos os petroleiras e petroleiras, bem como seus amigos e familiares, para o evento do 1º de Maio de Araucária, que ganha ainda mais importância histórica por acontecer no ano da reabertura da Fafen Paraná.

História do 1º de Maio

O Dia do Trabalhador surgiu por conta de uma greve operária, em Chicago (EUA), no dia 1 de maio de 1886. Naquela época surgiram vários movimentos trabalhistas para lutar contra a precarização do trabalho após a Revolução Industrial. As reivindicações eram por redução da jornada de trabalho semanal, melhores remunerações e direito ao descanso semanal e às férias.

Com o aumento da adesão aos protestos e milhares de operários reunidos nas ruas, a polícia partiu para o confronto, agindo com violência e hostilidade contra os trabalhadores, o que resultou em mortes e prisões de líderes do movimento, que ficaram mundialmente conhecidos como os mártires de Chicago.

Em 1889, na França, um congresso organizado pela Segunda Internacional reuniu partidos socialistas, trabalhistas e anarquistas de diversos países e, em homenagem aos mártires, foi instituído o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador.

:: Programação do 1º de Maio em Araucária

13h00 – Abertura

13h30 – Apresentação de Dança de Break

14h00 – Banda Insecta

15h00 – Banda Country Funeral

16h00 – Banda Superinferiores

17h00 – Banda Sr. Barão

18h00 – Banda Buda Bong

19h00 – Banda Motor Black

20h30 – Encerramento