Image not available
Image not available

Pecúlio

Pecúlio é uma espécie de seguro que a PETROS paga aos dependentes no falecimento do titular. O valor do pecúlio é 15x60% do rendimento total-(INSS+Petros), ou 15 vezes o salário básico-(o que for maior), e é dividido entre os dependentes. Os dependentes que tem direito obedecem o grau de dependência abaixo:
1)-Esposa e (ou) companheira devidamente reconhecida pelo INSS e filhos menores de 21 anos.
2)-Filhos em qualquer condição.
3)-Pais.
4)-Irmãos.
5)-Pessoa designada pelo titular

Como se habilitar ao Pecúlio:

Procurar o representante da PETROS no órgão da Petrobrás mais próximo, munido dos documentos abaixo, afim de preencher formulários de solicitação de Pecúlio e Pensão:

-Certidão de óbito.
-Certidão de casamento atualizada (com data após o falecimento).
-Cópias dos RG e CPF da viúva e do falecido.
-Comprovante de residência.
-Carteira da AMS.
-Carteira de trabalho do falecido.
-Último contra-cheque do falecido.
-Dados bancários da viúva. (caso não tenha conta bancária, terá que abrir).
-Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos ou inválidos.

OBSERVAÇÕES:
1)- Todos os assistidos da Petros deverão ter a senha de acesso aos serviços e informações disponíveis no portal www.petros.com.br, .A senha agiliza, proporciona maior eficiência e segurança quando utilizados os serviços disponíveis no portal.
Quem esqueceu ou perdeu a senha deverá solicitar outra pelo fone: 0800-253545 ou via eletrônica pelo fale conosco do portal Petros.

2)- É importante que as esposas e companheiras dos assistidos tenham conta bancária conjunta para ter acesso aos recursos monetários após o falecimento do titular, uma vez que o banco ao tomar conhecimento do falecimento (caso não seja conta conjunta) por determinação do Banco Central bloqueia o acesso a conta, só liberando por determinação judicial. Alem disso a PETROS muitas vezes continua depositando benefício na conta bancária do falecido.