Setor Privado

Sindicato retoma tratativas com a Paraná Xisto

Na quarta-feira (13), ocorreu a primeira reunião de 2024 entre o Sindipetro PR e SC e representantes da Paraná Xisto. O encontro foi realizado na sede sindical de São Mateus do Sul e tinha como objetivo dar continuidade às tratativas previstas em algumas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/25).

 

Participaram das tratativas os diretores sindicais Alexandro Guilherme Jorge, João Felchak e Luciano Zanetti; o assessor sindical, Paulo Antunes, e os prepostos William Zarpas, do jurídico; Sérgio F. Santiago, gerente compliance; os consultores Cláudio Rogério Benedet e Antonio Daniel Violante; e o gerente de gente e gestão, Jason Abrahão Coelho.

 

A empresa propôs um calendário para as Comissões que estão previstas nas cláusulas 35 e 52 do ACT 2023/25 (Comissão de SMS de empregados próprios e empresas contratadas e da CIPA+A e Comissão Permanente de Acompanhamento de ACT, respectivamente). As reuniões estão agendadas para ocorrerem em março, abril, julho, agosto, novembro e dezembro, com datas alternadas entre a Comissão de SMS e a Comissão do ACT.

 

A Paraná Xisto também apresentou o cronograma de treinamento dos novos operadores. São 20 trainees que atualmente estão na fase de formação teórico-prática, prevista para encerrar em maio, quando ocorrerá a efetivação desses trabalhadores.

 

Atualmente, a jornada dos operadores é de 12 horas. Esta jornada não está prevista no ACT e precisa ser acrescida ao acordo. Para aprofundar esse tema, o Sindicato conduzirá uma rodada de bate-papo com a categoria.

 

No que diz respeito ao banco de horas (cláusula 65), havia sido acordado que ele seria aplicado de forma experimental por 6 meses, com avaliação conjunta pelas partes após o primeiro trimestre. Como não foram relatadas contrariedades à aplicação do banco durante este período, optou-se pela continuidade do sistema. Ainda assim, o Sindicato irá elaborar para os próximos dias uma consulta sobre o tema com os trabalhadores.

 

O piso salarial (cláusula 3, parágrafo 4º) também foi pautado no encontro. A empresa informou que compensou as diferenças retroativas do salário base, referentes ao período de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, na forma de abono. Esse abono foi aplicado exclusivamente para as carreiras de técnico nível 1, totalizando um aumento de 3,98% calculado mensalmente sobre o salário base de 3.799,23.

 

Durante a reunião, os representantes do Sindipetro PR e SC apontaram algumas inconsistências nos pagamentos de horas extras e feriados. Para que a empresa possa avaliar a situação de forma mais minuciosa, o Sindicato irá encaminhar um caso concreto com apontamentos feitos pela sua assessoria contábil para ser analisado.

 

Para o diretor Zanetti, o encontro foi produtivo. “Debatemos diversas pautas importantes e entendemos que estamos num bom momento de diálogo com a empresa”, afirmou.

 

A próxima reunião com a Paraná Xisto está agendada para a segunda quinzena de abril, na qual serão retomadas as discussões relacionadas às cláusulas econômicas da categoria.

 

Em breve o Sindicato irá divulgar o calendário de Bate-Papo Sindical com os trabalhadores.

 

Por Juce Lopes